28/04/2013


Morre a escritora Mailde Pinto Galvão



Publicação: 27 de Abril de 2013 às 10:50

http://tribunadonorte.com.br/noticia/morre-a-escritora-mailde-pinto-galvao/248864

Faleceu na noite dessa sexta-feira (26), Mailde Pinto Galvão, escritora e ex-diretora de Documentação e Cultura da Secretaria de Educação na gestão de Djalma Maranhão à época do golpe militar de 1964. Ela faleceu aos 88 anos no Hospital do Coração após complicações em decorrência de uma cirurgia.
Reprodução/FacebookMailde faleceu aos 88 anos de idadeMailde faleceu aos 88 anos de idade

Mailde publicou em 1994 o livro “1964: aconteceu em abril”, no qual conta os momentos de terror que viveu durante a ditadura militar. Ela atuou na criação e implantação das chamadas bibliotecas populares, no Rio Grande do Norte, e importante atuação no processo de leitura e alfabetização de uma parte da população em Natal, na década de 1960, através da campanha "De pé no chão também se aprende a ler".




UMA SIMPLES SUGESTÃO

A Rede Globo está rodando a novela "Flor do Caribe", de Walter Negrão, na praia de Pipa.
Na trama, existe uma questão ideológica que enfatiza a situação ocorrida na 2ª Guerra Mundial, envolvendo um nazista (Dionízio) e um judeu (Samuel). 
 Há um terceiro personagem, que é um professor de história (Quirino) e que poderia percorrer esses sítios históricos ministrando uma aula para os seus alunos,ou mesmo com os dois antagônicos num passeio por Natal,  divulgando os nossos espaços históricos pertinentes, como a Coluna Capitolina, presente de Mussolini, uma passagem pela Rampa, onde o ocorreu o encontro entre Getúlio e Roosevelt, a velha casa na Ribeira, onde o piso foi fabricado com a cruz suástica e vários outros recantos, devidamente catalogado pela Fundação Rampa. Isso seria uma boa propaganda para Natal e, particularmente, para o nosso Instituto Histórico e Geográfico, que está a merecer atenção dos governantes, empresários e da população. Fica a sugestão.

fundacaorampa






Nenhum comentário:

Postar um comentário