09/07/2013

A RUA NOVA



                                          Gileno  Guanabara                                  

A “Rua Nova” passou a ser chamada de Avenida Rio Branco, apelido que antes fora “Visconde do Rio Branco”, na Ribeira. Com a mudança, vieram os postes de ferro, iluminação, pavimentação, canteiros, calçadas de mosaico e filas de mugubeiras e ficus benjamin. As famílias prosavam nas calçadas, antes da ceia e se recolhiam para dormir. Os bondes e automóveis trafegavam em mão dupla. Os bondes deixavam de circular às 22,00 horas. Eram recolhidos nas oficinas, final da “Rua do Fogo”, na parte do Baldo que se chamou de “Oitizeiro”.

O comércio migrou da Ribeira para a Cidade Alta. A cidade e o comércio foram tomados por turcos, libaneses e italianos que praticavam o comércio e amealharam riqueza. Os ambulantes andavam pelas ruas a pé, de paletó, gravata e chapéu. Portavam malas de couro. Batiam palmas nas portas e vendiam a prestação tecidos, capas e guarda-chuva, galocha, pentes e leques. Os “turcos” anotavam as contas e os pagamentos em fichas.

Do Mercado Público saiam os verdureiros encorcudados com o peso das arupembas empilhadas num eixo sobre o ombro. Vendiam verduras, legumes e peixes. Os triângulos sonoros repicavam o “cavaco chinês”. Outros vendiam tapioca. Os tabuleiros do “Cucus da Mata” madrugavam. Os tropeiros traziam no lombo dos burros em fila os caçuás com caranguejo, verduras e frutas. Cortavam a madrugada, despertavam o “Beco da Lama”, com o estalar dos seus chicotes. Cedinho, se estabeleciam na pedra. A Avenida Rio Branco ganhava novas lojas, refletindo a origem de seus donos: “A Formosa Syria” (de Hassan Amin & Filhos); “Casa Duas Américas” (Nagib Salla e irmãos); “Casa Vesúvio”(Francisco Maiorana); “Granada Bar – Confeitaria” (Nemésio Morquecho Morina); “Casas Tic-tac” (Habib Chalita); “Armazem Natal” (família Lettieri), dentre outras.

A Escola de Artífices (ex-Escola Industrial de Natal, e Instituto Federal de Educação), construção imponente, esquina com a atual Rua Professor Zuza, ocupava a quadra da Avenida Rio Branco. Abrigou gerações que, em horário integral, estudaram os ofícios de sapataria, alfaiataria, mecânica e outros misteres. Na outra esquina da Rua Professor Zuza, “Seu Josino” dos “mistos” de cabine dupla que faziam a linha Natal/São Tomé. Seus filhos, Juvanklim e João Gilfranklim, exímios violonistas compunham com Zé Erivan e vocalizavam boleros de amor. O “Educandário Natal”, do professor Severino Bezerra, na esquina com da atual Rua General Ozório e depois, defronte o Mercado Público, se chamou “Ginásio Natal”. A sede benemérita da “Associação dos Professores”. O mistério do consultório do Dr. Demétrio Viveiros. O Dr. Paulo Luz e o primeiro aparelho de Raio X de Natal. A Liga Operária Norte-riograndense. A Escola Normal já na descida em direção à Ribeira. Casarios foram  construídos na ladeira do Baldo.

 O castelo da viúva Chiquinha Freire, esquina da Rua João Pessoa com a Avenida Rio Branco. Conta-se que na lateral do castelo foi afixado o reclame de um fortificante. A mensagem ilustrava: “o peito de aço”. O povo vinculou o epíteto à imagem da proprietária: “A viúva do peito de aço”.

 Poucos automóveis passeavam nas ruas e desfilavam na alegria dos carnavais. As marcas “Chevrolet”, “Hudson”; “Dodge”; “Plimothy”; “Ford” e “Mercury”, eram importadas. As “sopas” foram os primeiros auto-coletivos de transporte movidos à gasolina, no trajeto Alecrim/Ribeira. Foi-se o tempo das festas natalinas. Enquanto a “missa do galo” não vinha, moças e rapazes passeavam e se enamoravam nas calçadas, enquanto espiavam as vitrines das lojas.

 O primeiro semáforo de trânsito foi edificado no cruzamento da Avenida Rio Branco com a Rua João Pessoa. O tráfego vinha da Ribeira e descia pela Avenida Rio Branco, rumo ao Alecrim. De volta à Ribeira, retornavam pelo canal do Baldo e atravessavam aquele mesmo cruzamento. O semáforo se assentava na base de alvenaria e tinha cobertura de metal. Ao final do mastro se apoiavam os sinais coloridos. O guarda postado sobre a base orientava o tráfego. Ao apito referente ao sinal verde, a multidão aglomerada evoluía em bloco, numa gritaria uníssona. Caminhava até atingir a outra calçada. Do jeito que ia, voltava com o mesmo alvoroço, durante várias vezes, movida apenas pelo apito do guarda.

Nos anos de 1950, na Avenida caminhou Getúlio Vargas. Nela Juscelino e Jango discursaram. Por ela, o féretro de Dix-sept Rosado foi conduzido em romaria. Anos depois, uma peste de piolhos chamados de “Lacerdinha” justificou a poda dos fícus Benjamin. Os bondes deixaram de circular. Um incêndio devorou o Mercado Público. Em seu lugar foi erigido o Banco do Brasil. As famílias se transferiram. Mesmo assim, o encantamento do comércio e o charme político da “Rua Nova” perduram até hoje.

Um comentário:

  1. Sugiro que as postagens venham sempre acompanhadas de fotos antigas. Torna o texto mais rico e belo. Parabéns!

    ResponderExcluir