22/07/2013

NOSSO CONFRADE ADALBERTO TARGINO ACABA DE SER ELEITO MEMBRO DA ACADEMIA DE LETRAS JURÍDICAS DO ESTADO DA PARAÍBA, FUNDADA EM 1977, seguindo a tradição da Academia Brasileira de Letras Jurídicas e a nossa ALEJURN, Academia de Letras Jurídicas do Rio Grande do Norte.





Com o lema "Recta Ratio” (Reta Razão), a restrita e seleta Academia de Letras Jurídicas do RN (ALEJURN),  tem por finalidade central o estudo crítico do Direito e, sobretudo, o aperfeiçoamento das letras jurídicas e o resgate da memória jurídica potiguar, expondo as biografias e obras dos grandes mestres que foram destaques como magistrados, professores, membros do Ministério Público, Procuradores do Estado, Defensores Públicos, Advogados privados, isto é, que foram referências como escritores e conferencistas sem nenhuma mácula moral. 
Tudo buscando incentivar a publicação de livros e revistas jurídicas e trazer até os jovens, as histórias paradigmáticas dos grandes nomes das letras jurídicas, que servem de norte aos estudantes e operadores de Direito em início de carreira.
 A ALEJURN é filiada oficialmente à Academia Brasileira de Letras Jurídicas, com sede nacional no Rio de Janeiro, o que assegura aos seus membros vitalícios o titulo de Acadêmicos Correspondentes da co-irmã nacional. 
A ALEJURN, mantém revista e jornal próprios, e é reconhecida de utilidade pública por leis municipal e estadual. Todos os Patronos e fundadores das 40 cadeiras são, sem exceção, pessoas de notório saber jurídico e de idoneidade irrepreensível..

Depositário da história do direito - Adalberto Targino, procurador corregedor-geral do Estado/PGE e membro da Academia de Letras Jurídicas do RN (ceaf_pge@rn.gov.br) .
José Adalberto Targino de Araújo é conhecido no mundo jurídico e jornalístico como Adalberto Targino. Natural de Araruna/ Pb, mudou-se para o Rio Grande do Norte com um ano de idade. Graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais, Pedagogia, licenciatura plena em Administração, Secretariado e Contabilidade e pós-graduação em Comunicação Educacional, Teologia, Direito, Docência do Ensino Superior, Psicanálise, Direito Canônico. O autor é membro titular de diversas academias e cidadão honorário de quinze municípios paraibanos e norte-riograndenses, como Natal e João Pessoa. Colabora com jornais da Paraíba e de Natal. É advogado militante, jornalista e professor. Autor de teses e trabalhos publicados em diversos órgãos de imprensa, destacando-se o judiciário. 
Algumas obras publicadas: Poesias - Artigos - Ensaios - Discursos - Teses - Monografias jurídicas e correlatas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário