06/02/2014


(foto publicada na internet pelo blog VENTO NORDESTE)

Atheneu: 180 Anos !
Juarez Chagas/Professor do Centro de Biociências da UFRN (Juarez@cb.ufrn.br)

          Foi em Natal neste 03 de Fevereiro de 2014, numa Segunda-Feira ensolarada que, no atual prédio, em forma arquitetônica de X, sua 3ª sede (e esperamos que seja a última e definitiva), na Av. Campos Sales, 393 que o Atheneu Norteriograndense, o Colégio Público mais antigo do Brasil, completou 180 anos de existência (1834-2014).
          O início das festividades, segundo constou do convite público, estava marcado para as 8hs da manhã, entretanto desde mais cedo a movimentação interna do Colégio era intensa para que tudo corresse bem, mesmo de forma simples, porém, no sentido de seu valor histórico e tradicional, pomposa ao mesmo tempo.
          Além da festa organizada pela direção do Colégio, através da professora Sissi Targino e da Secretaria de Educação do Estado, envolveram-se na mesma, o Grêmio Estudantil Celestino Pimentel e a Associação dos Ex-Alunos do Atheneu Norteriograndense, cujas participações abrilhantaram este momento único, onde a vinte anos de completar dois séculos, o Atheneu, apesar de ter perdido sua esmerada qualidade de ensino, ainda mantém sua tradição e exemplo como o marco indestrutível na educação do Rio Grande do Norte.
          O presente artigo (o primeiro após voltar de férias) faz parte das homenagens a este grandioso templo do saber, como era outrora denominado por uma casta de educadores e educados que por ele passaram, tanto como alunos, como renomado mestres, pois não podíamos deixar de prestar sentimentos de gratidão por tudo que foi e é o ATHENEU.
          Depois de chamados a compor seus assentos, no piso de cima do Colégio e seguir os primeiros momentos da programação da solenidade é que ficou amplamente visível seu diversificado e atento público. Foi notório a presença saudosa, simpática e curiosa dos antigos alunos e professores, notadamente satisfeitos com o momento e cientes de que foram participantes ativos da história do velho e glorioso Atheneu. Dentre eles podemos destacar Diógenes da Cunha Lima, Dalton Melo, Jardelino Lucena, Túlio Fernandes, Felipe da Trindade e muitas outras pessoas de igual importância pelo que foram e representaram para o Colégio e seu tempo, tais quais profa. Marta Araújo (UFRN), Jurandyr Navarro (IHGRN), Antônio Arruda (meu irmão),Vera Arruda, Marcius Frederico Cortez (sobrinho neto de Mons. Alfredo Pegado, Ticiano Duarte, Fernado Leitão ( de costas, primo de Fred), profa. Marta Araújo (UFRN), Dr. Marco Aurélio Cavalcanti prof. do Atheneu, Floriano Cavalcanti), Ana Maria Cascudo (única filha de Câmara Cascudo), Carlos Veras ( IHGRN), Marta Araújo, Maria Lúcia de Amorim Garcia (sobrinha neta de Odilon Garcia, primeiro prof. de Inglês do Atheneu), Ricardo Pinheiro (filho do ex-prof. Rivaldo Pinheiro),  Luiz Cortez (historiador), Maria do Carmo Dantas Dias (ex-aluna e mãe da ex jogadora de vôlei, Virna),  Itamar de Souza (Historiador), Paulo de Tarso Correia de Melo (poeta, escritor, do coselho de cultura),  Domingos Guará (Filho do professor José Guará), para citar apenas estes.
          Quanto aos mais recentes (comparados às velhas gerações atheneuenses) também estavam presentes, Célia Padilha, Arilza Pereira, Jaito Fabricio Alves, Fernando de Goes Filho, Albimar Furtado, Públio José, os membros da diretoria da Associação dos Ex-alunos do Atheneu (Naldemir Saraiva, Jacqueline Salviano, Vera Mariano, Esdras Nobre, Marta Forte, Arilza Pereira, Juarez Chagas).
          Na ocasião foi lançado o livro intitulado “Construtores da Ágora Soberana Potiguar-Múltiplas Memórias”, sobre os professores do Atheneu Norteriograndense, entre os anos 1920 e 1960, organizado pelo escritor e poeta Diógenes da Cunha Lima e professora Eva Cristina Arruda Câmara Barros. Evidentemente, mais um importante documento prestigiando antigos mestres do Glorioso Templo do Saber, o Atheneu.
         Muitos discursos foram proferidos e aplaudidos, cada um diferente do outro, porém todos enaltecendo o Atheneu e sua importância história e tradicional para o ensino do Estado. A governadora Rosalba Ciarlini não se fez presente. Foi representada pela secretária de Educação, Dra. Bethânia Ramalho, em cujo discurso enfatizou a promessa do governo de reformar o Colégio, que se encontrava há anos em estado físico deplorável, mas agora cumprida. Entretanto, por outro lado, a fala da vereadora Eleika Bezerra Guerreiro, em sentido contrário, cobrou mais empenho e atenção, não somente para o Atheneu, mas também para a educação do Estado como um todo. Na verdade, o que muitos gostariam de ter dito e não falaram.
          O discurso do Dr. Diógenes da Cunha Lima, dinâmico e elegante como sempre versou sobre seu tempo de aluno do Atheneu, onde também foi representante estudantil e, posteriormente, depois de concluir o curso, também professor. Falou dos eminentes professores de sua época, como Câmara Cascudo, Celestino Pimentel, Monsenhor Mata e outros que, igualmente abrilhantaram este secular educandário. Via-se orgulho e emoção nos rostos que usaram da palavra para homenagear o aniversariante. Uma bela festa plena de riqueza emocional, tradição e história!
          Com exceção da professora Eleika e a presença do vereador Hugo Manso, foi notório a ausência de outros políticos que, ao contrário do momento da mobilização feita o ano passado, denominada “Abraço do Atheneu”, organizada pela Associação dos Ex-Alunos do Atheneu, para cobrar do Governo ações e reformas e salvar o Colégio, onde vários políticos e outros segmentos da sociedade se fizeram presentes, já nesta solenidade de comemoração dos 180 anos do Atheneu, estes não se fizeram presentes, assim como a imprensa também não prestigiou o evento.
          Aproveito a oportunidade, para informar que a Associação dos Ex-Alunos do Atheneu Norteriograndense agora é uma realidade e mais um segmento oficial renovado para defender e ajudar o Colégio no que for ético, possível e pertinente, segundo seus estatutos e boa vontade dos ex-alunos deste douto Colégio. Aqueles que se associaram até a data da comemoração deste aniversário, serão considerados fundadores da Associação, em sua nova fase. E aqueles que quiserem se associar para tornar o Atheneu mais forte e no lugar que sempre mereceu estar, devem procurar a Associação para, juntos tornarmos esta organização forte em prol Colégio mais importante do Rio Grande do Norte, em todos os tempos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário