24/03/2014

UM PEDAÇO DA MINHA VIDA, 1





Por: Carlos Roberto de Miranda Gomes

Estou nas vésperas do meu aniversário de 112 anos, pois nasci no dia 29 de março do longínquo ano de 1902, quando governava o Estado do Rio Grande do Norte o Mecenas Potiguar Augusto Frederico de Albuquerque Maranhão, numa reunião realizada no salão da biblioteca do velho Atheneu. Os meus tutores iniciais foram os cidadãos: Presidente: dr. Olympio Vital; Vice-Presidente: dr. Alberto Maranhão; 1º Secretário: dr. Pinto de Abreu; 2º Secretário: dr. Luiz Fernandes; Orador: des. Meira e Sá; Tesoureiro: Veríssimo de Toledo.
Ao longo do tempo ganhei alguns abrigos – em 03 de maio de 1903 no prédio da Intendência Municipal, hoje Prefeitura Municipal do Natal; depois passei para o imóvel da rua 13 de Maio (hoje Rua Princesa Izabel), nº 640. Em 1906 o Governador Augusto Tavares de Lyra, um dos meus cuidadores, construiu um edifício para servir como minha casa, localizada na rua da Conceição nº 622, que dividiu com o Superior Tribunal de Justiça até 3 de maio de 1926, mudando-se para prédio na mesma rua da Conceição nº 577, ali permanecendo até 1938 quando o então Presidente da minha casa, escritor Nestor dos Santos Lima, obteve do Interventor Federal Rafael Fernandes Gurjão o retorno para o edifício de nº 622, meu abrigo definitivo, conforme os decretos nºs 503 e 543, de 07 de junho e 22 de agosto de 1938, respectivamente.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário