19/09/2014


S.O.S.  CASA DO ESTUDANTE
Por: Carlos Roberto de Miranda Gomes


A resenha do noticiário recente da mídia impressa e televisada trouxe-me profundas preocupações a propósito da situação pela qual está passando a Casa do Estudante.
Por variadas razões precisamos agir, em cruzada solidária entre a sociedade e os poderes públicos visando à solução de tão grave assunto.
A hora não é para avaliar os culpados, mas agir no caminho da recuperação física do prédio e manutenção dos nossos estudantes.
Como afirmei, existem muitas razões para nossas atenções – a uma, porque trata-se de um prédio histórico, que precisa ser preservado; a duas, porque ali passaram figuras que marcaram a história da luta pela liberdade e pela democracia; a três, em razão da importância dos que ali habitam, estudantes carentes, vindos do interior e que aqui estão buscando uma luz para seus caminhos e para os caminhos do nosso Estado.
Creio que temos várias formas de solucionar o problema. Inicialmente sensibilizando, por exemplo, o IPHAN e o IHGRN que são responsáveis pela preservação do patrimônio histórico; em seguida, a UFRN através dos seus cursos de Arquitetura e Engenharia, fazendo um levantamento para uma recuperação física do prédio, sem o que nada poderá ser feito, haja vista a necessidade imperiosa da preservação de um patrimônio tombado.
Não podem ficar fora dessa milícia de reconstrução órgãos de classe, como o CREA, o Conselho de Arquitetura, a Ordem dos Advogados do Brasil/RN e as instituições políticas em todos os graus, todos responsáveis, de alguma maneira, pela manutenção de uma qualidade de vida para os nossos estudantes.
Também, em outro plano, pode a sociedade civil organizada manter campanha para angariar mantimentos para os residentes e para isso gostaria de levar a idéia aos clubes de serviço como o Rotary e Lions.
Da minha parte, lanço a campanha e gostaria de receber sugestões da comunidade da rede social na internet e levarei este propósito à OAB, UFRN, Rotary e Lions e tentarei que comissões sejam criadas nesse direcionamento.
Este é um pequeno passo; outros serão dados com as sugestões dos internautas e cidadãos solidários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário