20/11/2014

Plaquete do “Memória Viva” não tem informações relevantes Sobre a Coluna Prestes em São Miguel/RN.

Luiz Gonzaga Cortez*

Em dezembro de 2013, no Jornal de Hoje, de Natal/RN, publicamos uma série de matérias sobre a Coluna de rebeldes do Exército, comandada por um major da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Miguel Costa, que percorreu o Brasil, entre 1924 e 1927, com passagem pelo território do Rio Grande do Norte,em fevereiro de 1926, através do município de São Miguel. As matérias se basearam no depoimento escrito por José Guedes do Rego, testemunha ocular dos acontecimentos ocorridos em “São Miguel de Pau dos Ferros”, como era conhecido o lugarejo na serra do mesmo nome. Para refrescar a memória dos leitores, segue um pequeno trecho publicado, extraído do valioso documento de “Zé Guedes”:
“Coluna Miguel Costa/Prestes em São Miguel/RN.
“Antes do avistamento da passagem do Exército rebelde no aceiro da estrada, José Guedes do Rêgo, na noite anterior, em São Miguel, estava abrigado na casa de “Antonio de Chica, em companhia de Manoel Vieira, quando chegou a notícia da prisão de dois revoltosos , provocando muita animação entre os moradores, muitos achando que a investida tinha fracassado.”Madrugada,  Manoel Vieira mandou que eu fosse, com um homem conhecido por “Doutor”, um negro, chegado de Icó, abrir a casa e levar uma carga num jumento “.
Insatisfeito, procurei ampliar a pesquisa sobre a passagem da Coluna Rebeldes pelo Rio Grande do Norte, obtendo, assim, uma fita com o discurso de Luis Carlos Prestes na Assembléia Legislativa,  e, por último, a versão impressa de sua entrevista ao programa “Memória Viva”, na TV-Universitária, gravado no dia 24 de outubro de 1987, conforme plaquete publicada pela Coleção Humanas Letras/CCLHA/UFRN, em setembro de 1995. O diretor do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes/CCHLA era o professor Geraldo de Margela Fernandes.
 Graças ao amigo pesquisador Wandyr Villar, recentemente, obtive um exemplar da edição impressa que, apesar de valiosa para os historiadores e pesquisadores, traz poucas revelações sobre a passagem dos militares rebeldes pelo alto oeste potiguar em 1927, quando a Coluna já estava em processo de retirada e desmobilização.
Indagado se   “ tem alguma lembrança de algum episódio aqui no Rio Grande do Norte”?, Carlos Prestes respondeu: “É dificil dizer porque... algo me lembro bem, não me lembro atualmente se foi na Paraíba ou no Rio Grande do Norte, porque na  fronteira do Rio Grande do Norte e Paraíba, um dos dois Estados estava numa grande seca, então, comprava água no outro Estado, a dois réis cada lata, cada lata dessas de querosene, 20 litros”.
Continua assim, disse o entrevistador Carlos Lyra. E Prestes prossegue: Hoje, deve ser a mesma coisa. Isso nos impressionou muito, tá cobrando, pagando para ter água, compravam água na fronteira, ali, um dos dois Estados, eu não me lembro se era a Paraíba que estava em seca e comprava água no Rio Grande do Norte, ou se era o Rio Grande do Norte que estava em seca e comprava na Paraíba, mas esse episódio eu me lembro bem dele. É claro que a subida ali naquela serra, São Miguel, houve combate aí porque tinha tropa na frente, mas vencemos esse combate e atravessamos rapidamente, atravessamos a Paraíba, fomos a Pernambuco, atravessamos o Rio Pajeú, que estava seco, esses rios do Nordeste...”. (Páginas 44 e 45).
Sobre a passagem da Coluna Miguel Costa/Prestes por São Miguel, Luís Carlos Prestes não acrescentou nada além do acima está transcrito. Nada sobre os tiroteios e mortes de dois revoltosos, da reunião do Estado Maior e do repouso e dos incidentes de soldados-saqueadores com os pequenos comerciantes de São Miguel.
Relembrando
Escrito há décadas, o sr. José Guedes do Rêgo,  foi testemunha ocular da presença dos revolucionários da Coluna Prestes/Miguel Costa, em fevereiro de 1926, na cidade de São Miguel, no alto oeste do Rio Grande do Norte. O médico Antonio Guedes do Rêgo, um dos filhos de José Guedes, autenticou uma cópia do relatório que alicerçou a série de  artigos que publicamos no “Jornal de Hoje”, em dezembro de 2013. “Cópia entregue ao jornalista Luiz Gonzaga, após uma entrevista com Luis Carlos Prestes na Assembléia Legislativa, no gabinete do deputado Willy Saldanha. Foi entregue também outra cópia a Prestes. Confere com o original. Outras cópias foram entregues por meu pai José Guedes a Prestes. Natal, 27/06/2014. A) Antonio Guedes do Rego”.


*Luiz Gonzaga Cortez é jornalista e pesquisador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário