17/12/2014

PARABÉNS ROSTAND

Para minha enorme e grata surpresa fui um dos escolhidos para receber neste ano de 2014 a Medalha do Mérito Cultural Prof. Deífilo Gurgel, a mais importante comenda cultural do Rio Grande do Norte.
Esta comenda se torna ainda especial para mim, pois tive duas marcantes oportunidades de manter contato com o Mestre Deífilo Gurgel. Guardo estes momentos com extrema nitidez na minha memória.
Meu primeiro encontro foi no lançamento do seu livro “Espaço e tempo do folclore potiguar”, em 19 de agosto de 1999 e tenho muito apreço pelo meu exemplar assinado por ele. Apesar deste se encontrar já todo riscado e bastante mexido de tanto que o leio e utilizo em minhas pesquisas.
Em 2007, ou 2008, tive a oportunidade de me reencontrar com ele e poder conversar um pouco mais.


Mestre Deífilo Gurgel – Foto – Canindé Soares

Na época eu trabalhava no Arquivo Público e Mestre Deífilo precisava de alguns materiais históricos, se não me engano para uma pesquisa sobre Mário de Andrade. Com autorização da direção, eu me comprometi a procurar e lhe entregar o dito material. Dias depois, em um sábado, me lembro de ir à casa do seu filho Alexandre, em um apartamento na Jaguarari e lhe entreguei algumas fotos de jornais antigos.
Não fiz esta tarefa apenas por uma obrigação de trabalho, ou por dinheiro, mas por admiração a alguém que tanto lutou pela nossa cultura. Uma pena não ter sido seu aluno. Até hoje me recordo impressionado tanta delicadeza naquele corpo franzino, junto com uma extrema e sincera humildade.
Receber uma medalha com o nome deste homem, conhecendo o seu trabalho e sua luta pela cultura do nosso Rio Grande do Norte é algo que me deixa muito feliz!
O legal é que vou está ao lado de pessoas as quais tenho enorme respeito, como o o amigo Paulo Gastão, o Professor Cláudio Augusto Pinto Galvão, o Professor Roberto Lima, Racine Santos e a todos os indicados.
Por isso meus sinceros agradecimentos a todos aqueles que frequentam as páginas do nosso blog TOK DE HISTÓRIA, ou aos que já leram meus livros, aos meus familiares pela força em continuar com meu trabalho, especialmente a minha esposa Isa Cristina, e pela indicação a receber esta medalha de mérito.
Este prêmio é simplesmente combustível para seguir adiante com meus trabalhos e continuar sempre perseguindo o objetivo de democratizar a informação, principalmente em relação à história da minha região.
Forte abraço a todos.    

Rostand Medeiros 


http://tokdehistoria.com.br/2014/12/15/medalha-do-merito-cultural-professor-deifilo-gurgel-sou-um-dos-agraciados/

Um comentário:

  1. Amigos e Mestres do nosso Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, fico muito agradecido pelo gesto de vocês em reproduzirem esta nossa postagem. Fiquei muito emocionado com este gesto, pois foi nesta casa da memória potiguar onde consegui muito conhecimento e as ferramentas necessárias para mudar a minha vida, fazer aquilo que gosto e desenvolver meus projetos. Muito feliz pela manifestação positiva por termos recebido a medalha que leva o nome de um homem que também foi Mestre desta casa. Aproveito o momento e desejo a todos que fazem o nosso IHGRN um feliz natal, que 2015 traga muitas coisas positivas e seja pleno de realizações para aqueles que lutam por este local tão importante para o Rio Grande do Norte. Um forte abraço! Rostand Medeiros

    ResponderExcluir