28/04/2015

JANSEN



NOS PARÂMETROS DA SIMPLICIDADE

Por: JANSEN LEIROS, escritor e sócio efetivo do IHGRN

A abordagem do tema de hoje nos parece um tanto filosófica. Porém, se tomarmos como paradigma a filosofia do ‘’Sede simples para alcançardes o reino dos Céus’’, concluiremos que estamos no caminho certo.
Quando fomos criados pelo Pai, nos primórdios da vida, nos fizeram  SIMPLES E IGNORANTES!.
Foi a eclosão embrionária, como em todo  e qualquer SER, quando iniciamos nossa tarefa cognitiva, aditivando ao nosso acervo, no processo de assimilação, o saber que a vida nos foi gradativamente condicionando, na medida de nossa caminhada.
É necessário que aceitemos uma verdade sem que a questionemos: “Niguém é melhor do que ninguém ! Em face do Criador, somos todos absolutamente iguais.
Cabe-nos, ao longo do trabalho curricular que nos cabe desempenhar em nosso próprio benefício, ter a acuidade de nos conscientizarmos dos valores que carecemos de assimilar no armazenamento cognitivo, sem que nos permitamos proceder a quaisquer estacionamentos improdutivos, que tão somente nos causam atrasos desnecessários.
Continuemos nossa análise!
É da natureza humana, carregarmos dentro de nós uma série de posturas conflitantes com a mensagem de amor do Cristo de DEUS. E, tais conflitos, são decorrentes de assimilações egocêntricas, limitadoras das projeções positivas, de todos e quaisquer Seres deste Universo de DEUS! e que nos capacita à ascese de postos de maior abrangência nos COMANDOS que nos são conferidos (tal condição é alcançada pelo mérito) com base na assertiva de que a cada ujm segundo as suas obras”   
Vejamos! Jesus nos recomenda a simplicidade; mesmo tendo como certo que a soberania das posturas projeta-se, sem dúvidas, como uma decorrência do conhecimento acumulado. No contexto das entrelinhas, a simplicidade passaria a ser o repositório natural da sensatez de qualquer SER HUMANO, em desenvolvimento. 
Pois bem! Gestor do Universo, que conhecemos, JESUS jamais insurgiu-se contra a natureza de quaisquer coisas, pois sempre teve como princípio o respeito aos circunstantes, apesar do poder investido em suas mãos, PARA FAZER O QUE BEM LHE APROUVESSE!   Mas, em contra partida, sempre pisou o chão com sandálias humílimas e se apresentou com o selo da pobreza humana, apesar de TODO O SEU PODER!.
Durante os três anos de messianato, o mestre, em nenhum momento afastou-se desse modelo de simplicidade e de Amor.
Um Amor, absolutamente incondicional, ajustado em suas regras perfeitamente EQUÂNIMES, contidas no Bem que pregava e exemplificava diuturnamente.
Ora, se nos condicionamos a trabalhar nosso interior no sentido da absorção dos valores filosóficos do Mestre Jesus e a seguir seus postulados, por convicção, interiorizando a doutrina do Amor Incondicional, por ele defendida e exemplificada, estaremos nos projetando em permanente ascensão. .
Se assim é, não basta aparentar tais absorções, faz-se necessário, também,  sê-lo de fato, na essência  de suas atitudes.
Sêde Simples e puro(a)s como o é a composição das águas que correm translúcidas em seus leitos impolutos, no cumprimento de sua missão perante a vida.
Essa assertiva  é tão verdadeira que não carece de ser explicitada.
Elas, Simplesmente o são, em sua própria natureza.
Para nos colocarmos no pódio da simplicidade, não se faz necessário subi-lo, pois ele estará onde nossa simplicidade, humildemente,  estiver, onde e  aonde esteja nosso coração.
“Sê simples, este é o pedido do Mestre Jesus!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário