21/04/2015



O SENTIDO DO HUMANO E DO DIVINO

 

Valério Mesquita*


 

Quem leva o ser humano ao sofrimento é o mundo. Essa reflexão me vem à propósito, quando assisto o abandono dos enfermos nos hospitais da rede pública do país. Deus criou todas as maravilhas do mundo: a natureza, o crepúsculo, a aurora, o mar, a vida, o oxigênio e mandou o seu Filho Unigênito morrer por nós para remissão dos nossos pecados. Mas, Ele não exercita o seu sobrenatural e formidável poder sobre o profano, sobre o mundano, como se quisesse repetir o que Jesus falou: “a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”. Daí os erros, os equívocos, os abusos, as omissões dos próprios homens pelos seus semelhantes oprimidos, por não saberem governá-los, protegê-los, curá-los, assisti-los e educá-los.

Deus se permite a está presente mesmo quando não o vemos. E quantas vezes Ele não age, mesmo quando não vislumbramos os seus atos, corrigindo e nos dando livramentos. Alguns imaginam que o Senhor não se importa com os perigos e os traumas malignos da potestade satânica na terra. Os que confiam no Senhor são vitoriosos, mesmo diante de circunstancias desfavoráveis. Deus continua convocando servos fiéis, dispostos a serem poderosamente usados em suas mãos para a própria salvação deles. Na leitura e pesquisa das Antigas Escrituras, observamos o quanto Deus condenou reis e puniu governantes inescrupulosos por conduzirem o povo ao descaminho e a iniqüidade. Com o advento de Jesus Cristo, o Pai legou a humanidade o caráter e o exemplo do Filho como modelo ideal a ser seguido para todos que Nele crer. Jesus passou a ser a luz do mundo deixando-nos o Espírito Santo.

Quero dizer que o padecimento dos humanos decorrem das obras criadas pelo próprio homem, tanto pela desobediência aos postulados da Bíblia quanto pelas suas inversões, consumismos, perversões, modismos, tudo isso, protegido por leis amorais e decadentes. O homem deve sempre olhar para trás e ver que as pegadas que contempla não são suas, mas do Senhor que o carrega em seus braços. Desastres aéreos, quedas de edifícios e de pontes, terremotos, tsunamis, violências urbanas, doenças, concupiscências, guerras, são descaracterizações diabólicas da gerencia espiritual dos humanos que nunca conseguiram vencer o mundo mas por ele foram vencidos. O único que venceu o mundo foi o Cristo que deixou o ensinamento para muitos mas poucos atendem o chamado. Sim, porque somente Jesus Cristo tem o poder do Pai para transformar o caráter e a conduta daqueles que se entregam a sua santidade pelo amor.

E que valores triunfantes do Cristo nós herdamos e deles nos afastamos? Somente através dos frutos do Espírito Santo é que o homem pode ser transformado. Tais frutos são opostos às obras da carne que influenciam muitos administradores a se distanciarem de Deus. E quais os frutos do Espírito Santo que podem corrigir o mundo? O amor, a paz, a caridade, a longanimidade, a benignidade, a mansidão, o perdão, a fidelidade, a temperança, a humildade e a justiça. Gálatas 5.23: “Contra essas coisas não há lei”. Por fim, o cristão deve revestir-se das qualidades santas e justas de seu Mestre. Deus faz tudo perfeito. O diabo põe os defeitos. O homem vil e servil aceita.

 

(*) Escritor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário