14/08/2015

Tema de curta, cinéfilo de 75 anos rouba a cena no Festival de Gramado
Comentários 2

Mariane Zendron
Do UOL, em Gramado (RS)
1

Festival de Cinema de Gramado (2015)42 fotos

34 / 42
11.ago.2015 - Equipe do curta-documentário "Sêo Inácio", incluindo o personagem-título, apresentam o filme no Festival de Gramado Cleiton Thiele/Agência Pressphoto
Seu Inácio, aposentado de Natal que já viu mais de 20 mil filmes, foi uma das estrelas do Festival de Gramado nesta terça-feira (11). Pouco antes de Marília Pêra receber uma homenagem por sua trajetória no cinema, o cinéfilo de 75 anos subiu ao palco para apresentar o curta-documentário sobre sua vida, que participa da competição. No palco, seu Inácio falou mais que o diretor do filme, Helio Ronyvon, recitou poesia, fez piadas e falou do seu amor pelo gaúcho Erico Veríssimo.
Quando o aposentado foi tema de reportagem do UOL, em julho deste ano, sua vinda e a da equipe do filme para Gramado ainda era incerta. Eles não sabiam se conseguiriam arrecadar a tempo o dinheiro necessário para os custos de hospedagem e passagem. "Não tivemos qualquer apoio estatal, mas graças a amigos e à vaquinha virtual que fizemos, pudemos trazer todos", contou o diretor a jornalistas, na manhã desta quarta.
Aficionado por livros e filmes, seu Inácio dorme numa rede cercada por pilhas e pilhas de publicações e DVDs. "Vivo na verdadeira muralha da China de livros. Quando me viro, bato as pernas nos livros. É toda uma vida dedicada a isso", disse.
O diretor contou que existe a preocupação em oferecer uma casa mais cômoda para seu Inácio ou um local para que se acomode toda sua biblioteca. "Mas se o poder público não nos ajuda a trazer Inácio para Gramado, imagine para conseguir um espaço melhor para seus livros. Não pudemos fazer nada além de contar essa história e sensibilizar as pessoas", disse Helio.
"Eu também não fico pensando muito sobre o que vão fazer com meus livros quando eu morrer, senão fico louco. Quando eu bater as botas, minha sobrinha vai saber onde colocá-los", disse seu Inácio.
Ao UOL, Seu Inácio havia dito que essa coisa da fama era meio desagradável, mas não ligou de ter que caminhar pelo tapete vermelho do festival. "Estou feliz pelo filme e se sou vaidoso, estou enfrentando essa fera". Tanto os vencedores da categoria de curta-metragem como de longa serão conhecidos na noite deste sábado (15).

Nenhum comentário:

Postar um comentário