20/09/2015

EULÁLIA BARROS é A NOVA IMORTAL DA ANRL






 

















Em Assembleia Geral Extraordinária da última terça-feira, dia 15 de setembro, sob a presidência do acadêmico Diogenes da Cunha Lima, realizou- se a sessão da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, especialmente convocada para a eleição da nova ocupante da Cadeira nº 13 cujo patrono é Luis Fernandes, fundador Luis da Câmara Cascudo e sucessores Oriano de Almeida e Anna Maria Cascudo Barreto. Concorreram ao pleito as escritoras Eulália Duarte Barros e Naide Gouveia. 
Abertos os trabalhos precisamente às 16 horas, foi designada uma Comissão Eleitoral formada pelos Acadêmicos Carlos Roberto de Miranda Gomes, Leide Câmara de Iaperi Araújo, sob a presidência do primeiro, para a recepção de votos e apuração do resultado. A eleição ocorreu de forma absolutamente cordial até às 17h30 quando foi encerrado o processo de recepção de votos e iniciada a fase de apuração, com o seguinte resultado:  
Contados os sufrágios foi constatada a existência de 26 votos, entre as cédulas colocadas de forma presencial, em número de 20 e outras enviadas por correspondência, em número de 06. Não houve votos em branco ou nulos, nem ocorreu qualquer anormalidade, impugnação ou recurso, tendo todos os votos válidos sufragados em favor da candidata EULÁLIA DUARTE BARROS, em razão do que foi proclama pelo Presidente da Academia como eleita, sendo sido a mesma cientificada e solicitada a data para a posse.
A candidata eleita nasceu em Goianinha (1935), filha de Manuel Duarte Filho e Maria Nazareth de Andrade Duarte. Casada com o médico Genibaldo Barros. Graduada em Letras, curso de Bacharelado pela UFRN, tem pós-graduação, Mestrado em Educação pela própria UFRN. Como professora adjunta IV, foi fundadora do Núcleo Educacional Infantil, diretora do NEI por oito anos, assessora para assuntos da educação na  Biblioteca Central Zila Mamede.  É membro da União Brasileira de Escritores-UBE/RN e tem as seguintes obras publicadas:

Uma Escola Suíça nos Trópicos, 2000
Verdes Campos, Verdes Vales, 2004
Alguns Aspectos da Literatura Infantil
Escola Doméstica de Natal - 100 anos em retratos, 2014
É colaboradora com diversas revistas (Revista da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, Todas as Cores, Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte, Revista Monsenhor).
Parabéns à nova imortal, de quem se espera uma profícua atividade em favor da cultura potiguar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário