19/11/2015

ANIVERSÁRIO DA ACLA "PEDRO SIMÕES NETO"

Discurso proferido pela presidenta, Joventina Simões Oliveira, encerrando as festividades do 5º aniversário da ACLA, na memorável sessão solene realizada no dia 18/11/2015.
Hoje, o meu desejo era estar ai embaixo com vocês, ouvindo e sentindo a eloquência e o amor do nosso Patrono saudando a sua criança, festejando a realização do seu sonho, comemorando o quinto aniversário da nossa Academia. Mas esse não foi o desejo do Divino Mestre, que atribuiu tarefas mais elevadas para Pedro Simões Neto. E aqui estamos nós, com a responsabilidade de continuar a sua obra, de impulsionar a ACLA que foi “a mais perfeita árvore que ele plantou na sua imaginação e que brotou materialmente, à custa de muito sacrifício...” (como disse Pedro Simões Neto Segundo, o filho mais novo do nosso patrono, no discurso proferido durante o necrológio do seu pai).
E nós encontramos esta árvore frutificando.
A ACLA que Pedro Simões idealizou e criou, é a Academia que Emmanuel Cavalcanti, competentemente, fez ressurgir das cinzas, feito uma fênix e nos entregou cheia de projetos para serem postos em prática. E que todos nós, Acadêmicos, estamos lutando para que os propósitos, por eles idealizados, possam continuar em prol das letras, das artes e do progresso ceará-mirinense.
O surgimento da Academia foi, nos últimos tempos, o maior voo intelectual alçado no Ceará-Mirim, porque o sonho de Pedro Simões, era levantar das ruínas as grandes ideias surgidas nos engenhos e na cidade. Era não deixar que se perdessem nos caminhos da memória os nossos 30 Patronos, personalidades marcantes na vida e na cultura da desta cidade.
Temos lutado muito pelo resgate dos nossos patronos.
Recentemente indicamos o nome de 5 deles para o patronato da Biblioteca do IFRN-Campus Ceará-Mirim. Os r nomes foram pesquisados à exaustão, pelos estudantes, que puderam ofertar à população um conhecimento sobre eles, nunca antes efetivado.
Iniciamos um projeto editorial, idealizado pelo Acadêmico Gustavo Sobral, para reeditar antigos e esgotados livros de notáveis ceará-mirinenses, projeto esse que nós chamamos de “Clássicos do Ceará-Mirim”, para divulgar e promover o patrimônio cultural, memorialístico, literário e histórico da cidade de Ceará-Mirim.
Estamos procurando pôr em execução o cumprimento das determinações legais, emanadas através de 2 legislações, uma mais antiga de autoria do então vereador Vicente Barbosa Neto e outra mais recente de autoria do então vereador Júlio César Soares Dantas, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história do Ceará-Mirim, nos colégios da rede pública municipal.
Formulamos uma Representação, junto ao Ministério Público Estadual, solicitando as providências legais necessárias, para que a Biblioteca Pública Dr. Pacheco Dantas fosse devolvida ao Ceará-Mirim.
Mantemos uma página diária no Facebook, onde promovemos, prestigiamos e divulgamos para o mundo, o nome dos artistas plásticos, poeta, escritores, professores e demais representantes das letras e das artes, apresentando-lhes novos horizontes culturais.
Estamos operacionalizando a inserção de jovens artistas e intelectuais, para trabalharem junto a nós acadêmicos, compondo uma instituição que denominamos de ACLA JOVEM.
Mas ainda temos muitos sonhos e projetos que, com o amor e a unidade em que nos constituímos, vamos lutar para tornar realidade.
Embora sejamos poucos e ainda sem condições de fazer o muito necessário, temos que raciocinar, como disse o nosso Patrono, no seu discurso inaugural, “como aquela velha estória da avezinha, da andorinha que, diante de um incêndio, de proporções catastróficas, numa floresta, decidiu transportar água de um riacho, no bico, gota por gota. E um gavião que passava por lá, muito esperto, disse: Oh avezinha imbecil, você acha que com esse seu esforço, com essa gota, você vai apagar o incêndio dessas proporções? Ela disse para o gavião, que apenas estava fazendo a parte dela.”
E nós faremos a parte que nos cabe, disso tenham certeza.
Tentaremos, com fé e criatividade, pôr em prática todos projetos idealizados, sejam eles novos ou velhos, tais como:
- Turismo Cultural que consiste em estabelecer-se em Ceará-Mirim um fluxo de turismo, associando o município ao ‘trade’ turístico estadual e nacional, estimulando o que Ceará-Mirim tem de mais forte, de mais valioso, que é a sua tradição, a sua história, a sua cultura.
- Projeto Memória, que tem por objetivo, como o nome está dizendo, resgatar a memória do Ceará-Mirim.
- Dar Esclarecimento à população acerca do patronímico das figuras proeminentes da cidade. Daqueles que Ceará-Mirim homenageou com o nome de ruas e com o nome de escolas.
- Iniciar o projeto, que nos foi apresentado pelo escritor e agora Sócio Honorário desta Academia, Francisco Martins Alves Neto, para estimular nos jovens o gosto pelo conhecimento através da leitura. É um projeto já utilizado, com sucesso, no município de Parnamirim e que tentaremos viabilizá-lo, através de parceria com a Secretaria Municipal de Educação e com gestores de escolas da rede particular de ensino.
A nossa luta continua.

Quero agora fazer alguns agradecimentos:
- Ao Confrade Emmanuel Cristóvão de Oliveira Cavalcanti que soube conduzir, com maestria, uma Academia em estado de semeadura, até a situação de brota em que se encontra hoje, além de ter firmado entre os acadêmicos, uma unidade associativa;
- Ao vereador Franklin Marinho Jr., parceiro primeiro desta Academia, que nos acompanha desde o seu ideário, até hoje, de forma incondicional.
- Ao vereador Renato Martins, DD Presidente do Legislativo Municipal, sempre presente em todos os momentos da ACLA, nos dando o apoio quando se faz necessário.
- Ao secretário Neto Coutinho que, quando titular da pasta da Cultura, acreditou e auxiliou a ACLA, tentando impulsioná-la.
- Ao Sócio Benemérito e Pároco local, Bianor Junior, parceiro constante, amigo primeiro.
- À professora – e minha amiga – Maria da Conceição Mendes Paiva (Ceiça Paiva), que dedica à ACLA, com amor e competência, uma parte do seu tempo.
- E, sobretudo, a população de Ceará-Mirim, que acredita na instituição e, com esta credibilidade, nos dá a força para continuar seguindo o nosso caminho em busca daquele lugar (que nos apresentou Pedro Simões), onde o verde do vale se encontra com o azul do manto de Nossa Senhora da Conceição, nos dizendo que, através da fé, do otimismo e da esperança, chegaremos ao futuro que buscamos, qual seja, “fazer com que cada ceará-mirinense encontre dentro de si autoestima, capaz de leva-lo à esperança e a esperança será capaz de levá-lo a um futuro melhor para esta cidade.”

Acreditemos, Ceará-Mirim tem jeito

Nenhum comentário:

Postar um comentário