11/11/2015

IHGRN e FJA se encontram




Instituto Histórico e Geográfico do RN recebe visita de Crispiniano Neto
Enquanto se realizavam eleições para a Diretoria e Conselho Fiscal do IHGRN, no outro prédio da rua da Conceição, 623 (anexo - Memorial Oriano de Almeida) o Presidente Valério Mesquita e parte da Diretoria se reunia com Crispiniano Neto, novo Diretor Geral da Fundação José Augusto. Do encontro o pessoal da FJA/ASSECOM nos enviou anotações que agora reproduzimos:

A nova direção da Fundação José Augusto foi recebida pelo Instituto Histórico Geográfico Brasileiro do RN nesta terça-feira (10).  Além das boas-vindas dadas pela presidência aos novos gestores da política cultural do estado do Rio Grande do Norte, o momento serviu também para tratar da cessão de um terreno da FJA localizado na Praça André de Albuquerque, Cidade Alta.  


Por meio de convênio, o IHGRN poderá usar o terreno para locação de parte do estacionamento para permitir a manutenção do imóvel e bom funcionamento do serviço.


O diretor geral da FJA, Crispiniano Neto falou dos rumos que deve tomar a Fundação sob novas diretrizes, entre as quais destacou a atuação da incubadora cultural RN Criativo, a reforma na Lei Câmara Cascudo, ampliação do Fundo Estadual de Cultura, a possível abertura de edital para novos Pontos de Cultura e retomada do projeto Agentes de Leitura, idealizado durante sua gestão anterior (2007-2010).

Crispiniano lembrou a importância da recuperação dos espaços públicos culturais e apresentou as alternativas que são estudadas pelo Governo do RN para os principais equipamentos do estado.

O diretor geral salientou, ainda, que as ações iniciais terão base na política de fomento. “Quem faz cultura é o povo. Cabe ao governo estimular”, disse, demonstrando otimismo. “Vamos poder fazer muita coisa”.

O presidente do IHGRN, escritor Valério Mesquita, concorda que o setor pode tomar novos rumos no Rio Grande do Norte. “Pudemos debater diversos problemas da Cultura, onde se insere o Instituto Histórico para os nossos trôpegos passos”, disse, Valério Mesquita, agradecendo a visita da equipe da Fundação, que contou ainda com o diretor administrativo, doutor Aécio Cândido e setores de Casas de Cultura, Engenharia e Projetos.

Também participaram da reunião o vice-presidente do IHRN Ormuz Simonetti, os diretores Augusto Leal, Edgard Ramalho, Eduardo Vilar, Odúlio Botelho e outros sócios do Instituto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário