05/09/2017


O Plano de Marketing Turístico de Natal - aspectos formais e conteudísticos

Natal precisa, na verdade, e já passa do tempo, no mínimo, não apenas de um PLANO DE MARKETING TURÍSTICO (limitado em sua característica ‘capenga’ e insuficiente em sua aplicabilidade, enfatizando, sobremaneira, o lado da publicização); mas de um PLANO DE TURISMO DO MUNICÍPIO DE NATAL, ou, mais precisamente, de um PLANO INTERMUNICIPAL DE TURISMO (abrangente, contemplando toda a Região Metropolitana, ressaltando suas peculiaridades e potencialidades), a ser elaborado a partir de um eficaz Diagnóstico Técnico Participativo, contando com a participação efetiva das forças vivas da sociedade, incluindo-se os gestores e agentes municipais, as instituições afins, as entidades representativas da sociedade civil organizada, os prestadores de serviços – em todos os níveis, enfim, um PLANO INTERMUNICIPAL DE TURISMO que seja capaz de realizar, no seu processo de elaboração e aprovação, a mais ampla mobilização social e estabelecer mecanismos de controle e ação, desta feita na perspectiva do desenvolvimento sustentável, em interface de atualidade com os movimentos do mundo contemporâneo nessa área. Portanto, não haveremos de nos contentar com ‘apenas’ mais um Plano de Marketing, por mais bem elaborado, formalmente, que o mesmo possa ser.

- Francisco Alves da Costa Sobrinho

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