05/04/2018

PAMPULHA


Igreja São Francisco de Assis da Pampulha

texto Gustavo Sobral e ilustração Arthur Seabra

O pintor foi Candido Portinari. O projetista, Oscar Niemeyer. O calculista, Joaquim Cardoso. O jardim é de Burle Marx. Para São Francisco, na Pampulha, se fez uma igrejinha em 1943, protegida e guardada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional. É patrimônio da humanidade.

Reza a história que o santo Francisco de tudo se despejou para viver a natureza, entre os pássaros, sob as árvores, pregando a abnegação e o amor ao próximo. E assim sua imagem e semelhança perduraram séculos e em seu nome se fez o templo que repousa às margens da lagoa, em Belo Horizonte/MG.

Seus construtores eram jovens e idealistas como o santo, crentes na mudança das formas e do espaço, na projeção de uma nova arquitetura que não se faria sozinha. A exemplo de Francisco, a sua casa era obra do trabalho coletivo, erguendo-se um novo templo, como nunca havia existido.

O concreto armado por invenção de Oscar e o cálculo de Cardozo curvaram-se à obra do santo. A estrutura côncava da cobertura nasceu do chão em meia-lua, não era mais de laje e pilotis a arquitetura. Operaram os construtores um novo milagre da arquitetura, dispensada a alvenaria, fez-se um telhado com toda a estrutura.

Nascia a casa para o santo Francisco que merecia para completo trabalho ser adornada pelas mãos de artistas, então, invocado, o artista Candido Portinari desenhou Francisco e os animais que o cercavam, e assim entregou a concepção dos painéis de azulejo e da composição da via sacra. Foi chamado o escultor Alfredo Ceschiatti para trabalhar os baixos-relevos em bronze do batistério e Paulo Werneck, também artista, para desenhar a capela.


A obra de Francisco era uma composição de todos. Nada podia faltar. A casa de Francisco assumia, nas mãos desses artesãos brasileiros, a beleza dos seus contornos, a mesma simplicidade e o despojo em que viveu e pregou o santo que a casa nomeia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário